Endereço : Avenida Pau Brasil Qd 2 Lt 15 - Setor Nélson Barnabé - Santo Antônio de Goiás-GO, CEP: 75.375-000


Contato : (62) 3142-5086 | [email protected]

Agroecologia tem capacitação e dia de campo na Embrapa Arroz e Feijão

A Unidade realizará, nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2018, respectivamente, a “III Capacitação em Agroecologia” e o “V Dia de Campo da Estação Experimental Fazendinha Agroecológica” do centro de pesquisa. O objetivo geral dos dois eventos é contribuir para a ampliação do conhecimento e da adoção de sistemas de produção de base agroecológica no Estado de Goiás. Ambos acontecerão na Sede da Embrapa Arroz e Feijão, em Santo Antônio de Goiás.

Os eventos se dedicam ao fortalecimento da relação entre a Embrapa e o público em geral interessado no tema. A Empresa tem como parceiros para a realização, a Comissão de Produção Orgânica do Estado de Goiás (CPOrg), a Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Orgânica em Goiás (ADAO) e a Associação de Produtores Orgânicos de Anápolis e Região (APROAR).

O CURSO

No dia 22, abordando os princípios agroecológicos, que norteiam todas as agriculturas chamadas alternativas, como a orgânica, a natural e a biodinâmica, entre outras, a Capacitação trabalhará para divulgação de conhecimentos sobre Agroecologia, por meio da análise de seu histórico e panorama no Brasil e no mundo. Foram disponibilizadas 40 vagas para técnicos e extensionistas que integram a Comissão de Produção Orgânica do Estado de Goiás (CPOrg), sediada na Superintendência Federal de Agricultura/MAPA, em Goiânia, e constituída por 28 instituições públicas e da sociedade civil, que têm ligação direta com Agroecologia e Agricultura Orgânica no Estado. A parte prática da Capacitação será o próprio Dia de Campo, no dia 23.

O DIA DE CAMPO

Iniciativa da equipe de Agroecologia da Embrapa Arroz e Feijão e coordenado pela pesquisadora Flávia Alcântara e pelo analista Glays Matos, este evento tem recebido público cada vez maior, tendo atingido cerca de 400 participantes na edição de 2017, marca que se espera seja superada nesse ano. O prestígio crescente comprova o aumento da demanda pelo tema, bem como, a valorização e o reconhecimento por parte dos produtores pelos estudos realizados nesse centro de pesquisa.

A vocação da Fazendinha Agroecológica da Unidade é o trabalho com e para a agricultura familiar. Por meio das atividades nela conduzidas, executadas também em pesquisa participativa em diferentes municípios goianos, a Embrapa tem sido reconhecida como um dos principais parceiros para o desenvolvimento rural do estado de Goiás, o que significa a inclusão mercantil e social dessa enorme parcela de produtores. O Dia de Campo é destinado a agricultores familiares, cooperativas, órgãos governamentais de pesquisa, ensino e extensão e imprensa em geral. As ações acontecerão na Fazendinha Agroecológica da Unidade, na Fazenda Capivara, em Santo Antônio de Goiás. As inscrições serão realizadas no mesmo dia do evento.

AMPARO DA PESQUISA

Nas últimas décadas, muitos atores têm atuado mais fortemente na geração e multiplicação de conhecimento, assim como na formação e conscientização sobre alternativas possíveis para a agricultura familiar, onde se encontram os sistemas de produção agroecológicos. Dentre eles, estão movimentos sociais, como a Comissão Pastoral da Terra e o Movimento Camponês Popular; as instituições de ensino e pesquisa, como o IF Goiano, a Universidade Federal de Goiás e a Universidade Estadual de Goiás; além de órgãos públicos importantes, como a Emater-GO, o INCRA, além da Embrapa Arroz e Feijão.

A pesquisa científica é fundamental na busca de soluções sustentáveis (ambiental, social e economicamente) para dar suporte a esse crescimento. Na Embrapa Arroz e Feijão, a Fazendinha Agroecológica foi criada há 14 anos, tornando-se cenário para a produção de arroz, feijão, milho, mandioca, frutas do cerrado, entre outras espécies, sem a utilização de qualquer agrotóxico ou produto sintético.

Durante esse tempo, inúmeros trabalhos científicos (dissertações e teses, trabalhos de conclusão de curso, artigos científicos e publicações técnicas) foram publicados para levar ao conhecimento do público resultados de estudos em adubação verde, sistemas agrícolas florestais, qualidade do solo, fixação biológica de nitrogênio, entre outros, sempre considerando os princípios agroecológicos da diversidade e da multifuncionalidade. No entanto, além da veiculação de informações publicadas, também se faz necessária a divulgação e a multiplicação do conhecimento por meio de eventos, voltados a um público mais amplo. Eis aí a primeira motivação para que se realizasse o Dia de Campo da Fazendinha Agroecológica da Embrapa Arroz e Feijão.

Para informações sobre o evento: (62) 3533-2105.