Endereço : Avenida Pau Brasil Qd 2 Lt 15 - Setor Nélson Barnabé - Santo Antônio de Goiás-GO, CEP: 75.375-000


Contato : (62) 3142-5086 | [email protected]

Pesquisa avaliará plantas daninhas resistentes em clima tropical

on 13 de Janeiro de 2018

A resistência de plantas daninhas a herbicidas em clima tropical será objeto de estudo inédito para que sejam propostas estratégias de manejo para reduzir o potencial de perdas que elas causam. O trabalho envolve a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Bayer, que estabeleceram cooperação em 2014, com duração de cinco anos.

O Brasil tem 44 espécies de plantas daninhas resistentes a herbicidas, conforme a Embrapa. No mundo, estão registradas atualmente 252 dessas espécies, que competem com as culturas de grãos por água, luz e nutrientes.  Em média, 15% da produção global de grãos são perdidos por causa de plantas daninhas.

Segundo a Embrapa, pesquisas sobre plantas daninhas resistentes em ambiente tropical e avaliação de formas de cultivo são inéditas porque, em estudos anteriores, não foram analisadas as características dos sistemas de produção no Brasil.

Entre as frentes que serão estudadas estão: gestão de dados; coleta georeferenciada; estudo das plantas daninhas resistentes; caracterização da resistência e da dose letal; desenvolvimento de estratégias de manejo em sistemas produtivos de algodão, milho, soja e trigo.

Estudos sobre o comportamento de agentes polinizadores na soja e sobre a resistência de fungos (ferrugem asiática e mancha alvo) aos fungicidas disponíveis ao mercado estão em andamento em projetos separados dentro da parceria.

Sustentabilidade na produção

“Com a parceria, queremos assegurar sustentabilidade na produção de alimentos, fornecendo ferramentas para o controle de diferentes plantas daninhas que afetam o cultivo e ameaçam a produtividade e rentabilidade”, diz o gerente de Alianças da Bayer para a América Latina, Renato Luzzardi.

O estudo contará com ensaios a serem realizados no Rio Grande do Sul, Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás. Uma equipe de 12 renomados pesquisadores da Embrapa Milho e Sorgo (MG) atuará nessas áreas, com o apoio de especialistas da Bayer em controle de plantas daninhas, manejo de resistência e desenvolvimento de herbicidas.

“As parcerias em pesquisa e desenvolvimento com empresas privadas como a Bayer são estratégicas para a Embrapa. São elas que possibilitam, entre outros fatores, o desenvolvimento de soluções calcado nas demandas reais da agropecuária brasileira”, diz diretor-executivo de Pesquisa e Desenvolvimento da Embrapa, Celso Luiz Moretti. “O ineditismo da iniciativa em ambiente tropical é demonstração inequívoca da capacidade conjunta de inovação da Embrapa e da Bayer.”

Da redação, com informações da Embrapa